Você provavelmente conhece o Jack Johnson. Se não conhece, provavelmente já ouviu e não sabe. O que você provavelmente não sabe, é que o Jack Johnson tem uma postura socioambiental muito ativa. Sua mais recente organização se chama All At Once, o nome saiu de uma música e em tradução livre, quer dizer: “Tudo de uma vez”. O lema é que atitudes individuais, mutiplicadas por milhões, criam mudanças globais.
Hoje vamos listar aqui, dez dicas que o próprio Jack Johnson deu em relação ao plástico.
1. Sacos reutilizáveis
Estou feliz por viver no Havaí, onde sacos de plástico foram recentemente proibidos. Apesar de centenas de cidades americanas também proibirem sacos de plástico, a maioria não proíbe. Você não tem que esperar por uma proibição para fazer a mudança. Comece a trazer sacos reutilizáveis com você em cada viagem para a loja que for.
2. Garrafas Plásticas
Garrafas de água feitas de plástico não são apenas um desperdício, elas também podem ser prejudiciais à sua saúde. Use uma garrafa de água reutilizável ou um frasco de vidro.
3. Sobras de comida
Deixe de usar “zip-lock” e papel filme para guardar sobras de comida. Comece a usar recipientes de vidro reutilizáveis. Você pode esquentá-los com segurança no forno de microondas também.
4. Marmiteiras
Aos velhos tempos, a marmiteira. Obtenha uma marmiteira (dessas antigas, mesmo) de almoço e coloque nela comida de verdade, não um monte de coisas seladas em plástico.
5. No super mercado
Ao fazer compras, compre menos itens embalados em plástico. Se um item que você quer vem em um recipiente jarra de vidro ou plástico, escolha o que vier em vidro. Ao invés de comprar a carne ou legumes embrulhados em plástico, compre a proteína do açougue embrulhado em papel. Embale seus legumes soltos, sem plástico em sua própria sacola reutilizável.
6. Não seja tímido
Se você está pensando em levar sobras de comida de um restaurante ou comprar um café, certifique-se de sair de casa com o sua própria embalagem de vidro ou aço inoxidável. Não seja tímido, apenas peça para a equipe do restaurante embalá-lo de forma sustentável com sua embalagem reutilizável.
7. Chega de canudinhos
Você realmente precisa de canudinhos? Garçons, muitas vezes, lhe dão um por padrão. Quando você pedir uma bebida, lembre-se de dizer-lhes: “Sem canudinho, por favor.” Se você realmente precisa de um, leve o seu próprio de aço inoxidável ou de vidro.
8. Suas visitas
Trate suas visitas com objetos de verdade. Em vez de pratos descartáveis, copos, talheres, etc. Ou procure servir alimentos que não precisam de utensílios de cozinha para serem consumidos. É bem simples.
9. Na hora da limpeza
Considere o uso de sabão em barra e em pó que vêm com menos embalagem de plástico. Se você usar o líquido, compre em grandes quantidades e encha recipientes com o sabão. Pesquise os ingredientes de sua pasta de dentes e esfoliantes faciais e pare de usar qualquer coisa com microesferas.
10. Seja ativo na legislação
Junte-se grupos que você conhece e comece a ajudar a defender leis de responsabilidade do produtor em cada Estado. Peça para as empresas a assumirem a responsabilidade pelos produtos e embalagens que eles estão colocando mundo afora.
Jack Johnson e o planeta agradecem 🙂
E claro, ouça “All at Once” por Jack Johnson.
Referência: http://allatonce.org/
Sem comentários